segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Ajuda para a "Meia"


Hoje venho contar-vos a história da Meia!



Dia 1 de Janeiro de 2010 - talvez o desejo de mudar de vida no novo ano, tenha levado ao abandono desta sénior de porte mini!

A Meia foi encontrada na "praia da Meia-Laranja" (Granja-VNG) a deambular na areia e entre as ondas. Para quem conhece a praia, e com o mar alto de inverno, o areal é pouco e faz uma espécie de baía. A Meia ja lá andava há algum tempo, enrolada entre as ondas, toda molhada. As pegadas na areia eram evidentes: deu muitas voltas naquele dia, para a direita e para a esquerda. Muitos repararam nela e até a chamavam, mas a sua pouca audição e pouca visão só a faziam andar em frente. E ninguem fez nada!

Trouxe-a comigo.

Tinha muita fome e estava exausta. Comeu, dormiu e durante esta semana demonstrou a simpatia que é... É uma doçura, muito, muito meiga, gosta de colinho, deixa fazer tudo, segue as pessoas mas principalmente gosta de estar sossegadinha no seu cantinho a descansar.

Notei que tem muita tosse, espirra muito e de vez em quando engasga-se...

Pedi que a levassem ao vet, pois o meu horário nao me permitia. Foi a uma consulta hoje a as noticias infelizmente nao sao as melhores.

Esta menina tem cerca de 12 aninhos. Tem os dentes com muito tártaro, tem uma gengivite mas que nao pode ser tratada cirurgicamente- nao aguentaria a anestesia porque tem um sopro no coração. Foi tirado um raio-x para verificar o estado dos pulmoes e coração: tem um aumento tao grande do coração que lhe comprime a traqueia (daí a tosse), e foi-lhe diagnosticada Insuficiência Cardíaca Congestiva.



O que nos foi dito foi que a Meia nao terá muito tempo de vida! Aconselharam a eutanasia, no entanto eu recusei essa hipotese, pelo menos para já! Da forma que ela está activa, desperta, com apetite, e feliz nao creio que esteja em sofrimento que justifique tal. Até agora o que lhe poderá causar alguma dor é a gengivite e alguma aflição devido a falta de ar quando tosse.
De resto, só quer estar no quetinho, quando a levo a rua para fazer as necessidades, foge logo para casa e quando volto para a ir buscar ela vira-se de barriga para cima de forma a que eu nao consiga pegar nela tao facilmente. Quando vou comer ela acorda e vem logo atrás de mim para a cozinha, levanta as patinhas até ao meu colo, levanta as orelhas e pede comida!!

Só tenho a dizer que ela é simplesmente um máximo! E gostava muito de lhe dar mais algum tempo de vida. Gostava que ela fosse feliz! Já deve ter passado por muito... Nota-se pelo comportamento do primeiro dia que nunca deve ter entrado dentro de uma casa (e estava carregada de pulgas)...

Mas para que ela tenha alguma qualidade de vida durante algum tempo (com medicação poderemos talves falar em um ano, dois, quem sabe?...), preciso de ajuda para medica-la todos os meses.

A conta de hoje ficou em 47€ (fez-se raio-x e testes de despiste de leishmaniose e dilofilariose e como nao fui eu que a levei nao sei bem mais o que, mas posso pedir a factura e colocar aqui numa proxima actualização).

Quanto a medicação, terá que tomar Lazix para reduzir o liquido nos pulmoes e abdomen que poderá começar a desenvolver, outro medicamento para aumentar a válvula do coração e outro para ajudar o coração a bombear o sangue (nao sei os nomes de cor) - Esta medicação custará cerca de 50€ por mês!!

Para além disso, ainda nao sei onde a deixar, ainda por cima porque a medicação tera que ser dada a horas! nao poderá ficar junta com todos os outros nossos cães, precisa apenas de uma casa quetinha e um cantinho onde possa ficar sossegada.
Tem apenas 5Kg!! Algum cantinho para esta velhinha passar uns dias feliz?

Ajudem-me a dar um pouco mais de dignidade a esta cadelinha!

Preciso de 10 madrinhas que ajudem com 5€ por mês... (Até ela deixar de ter qualidade de vida)

Posso contar com a ajuda de alguem???



As despesas do veterinário foram 47€.

Quem quiser ser madrinha/padrinho desta menina, avisem-me para que eu vá actualizando a situação e ver quanto vai faltando para comecarmos a medicar esta pequena o mais rapidamente possivel!

Obrigada a todos,

Susana

http://2maospara4patas-espinho.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário