segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Sozinho, doente e abandonado à fome



O Snoopy é um Pastor Alemão de pêlo comprido com cerca de 11 anos (dito pelo “dono”), e que toda a sua vida tem vivido numa gaiola (quando digo gaiola, não estou a exagerar). Quando nos mudámos para a nossa actual casa (á cerca de 3 anos), começámo-nos a aperceber que o Snoopy não tinha a visita do dono todos os dias para lhe dar de comer, passaram-se semanas que não aparecia ninguém, até que começaram a ser meses(houve uma altura que passaram 5 meses sem ninguém o vir visitar), agora é só de mês a mês que lhe vêm dar de comer. É claro que quando nos apercebemos do que se estava a passar eu e o meu marido começámos a saltar o muro que separa a nossa casa do terreno onde está o Snoopy e damos-lhe de comer todos os dias e deixamos a gaiola aberta para que ele possa andar á vontade pelo terreno, mas como foram muitos anos com a mesma rotina, o Snoopy á noite vai sempre dormir dentro da gaiola.
Os donos quando o vêm visitar trazem comida, mas restos, inclusive espinhas de peixe (já eu vi), ou então umas sopas de pão.
É claro que já perceberam que nós saltamos para dentro do terreno para dar de comer ao Snoopy e para soltá-lo, inclusive lavamos a sua gaiola, pois chega a ser um cheiro horrível.
É um canito muito doce connosco, carente e até sociável com outros cães, qualquer pessoa que passe no lado de fora do terreno pode chegar-se perto dele, pois ele coloca o seu focinhito fora e quer mimo. Nós temos feito o que nos é possível por ele, desde colocar pipeta, cortar-lhe o pêlo de vez em quando (o que ele precisava mesmo era de ser todo tosquiado quando o tempo começar a aquecer), comida e água.
Ontem o meu marido foi-lhe dar de comer como faz todos os dias e o Snoopy ainda tinha o comer de á 2 dias, tinha a gaiola cheia de sangue, não se queria levantar, lá fui eu também tentar que ele saísse da gaiola para ver o que se passava com ele. Conseguimos que se levantasse mas meio a cambalear talvez fraqueza, vimos a fazer xixi e fomos logo ver se estava tudo bem, mas não estava, o Snoopy estava a urinar sangue, baixava-se muitas vezes a fazer força como se fosse evacuar, mas saia muito pouca coisa, talvez a necessidade de fazer força tenha a ver com alguma infecção urinária.
O Snoopy precisava de ser visto por um Veterinário, mas neste momento não temos como fazê-lo a nível financeiro, por isso gostava de pedir a vossa ajuda para poder levar o Snnopy para ser visto. Estar á espera que os donos façam alguma coisa é esperar que o canito definhe com dores, até não poder mais.
Por favor ajudem-me a ajudar o Snoopy, ele não pode morrer naquele sitio sem pelo menos se tentar um tratamento. Sabem bem que quando peço ajuda monetária coloco todas as despesas (facturas) digitalizadas aqui.
Esta é a Gaiola onde ele passaou a maior parte da sua vida, que só mudou um pouco porque nós mudámo-nos para esta casa


NOTA: Soubémos, entretanto, que o Snoopy foi diagnosticado pelo veterinário e tinha um cancro na bexiga, sem possibilidades de ser reabilitado. Foi "adormecido". RIP.

2 comentários:

  1. Como e possivel estes "donos" nao serem castigados por lei por aquilo que fizeram??? Se fosse numa pais desenvolvido, estes .... ja teriam sido penalizados

    ResponderEliminar
  2. Este e tantos outros "donos" :(((
    Infelizmente, a lei é fraca e nem sequer é cumprida... precisamos alertar consciências, criar sensibilidade para estas questões, e isto demora o seu tempo... mas creio que havemos de conseguir. Se os escravos foram, em tempos, tratados pior do que "animais", também um dia os "animais" poderão ser tratados como seres vivos com sentimentos e com valor. Obrigada pelo seu comentário. Erika

    ResponderEliminar