sexta-feira, 5 de março de 2010

Ajuda para adquirir armadilhas!



Uma vez que são solidárias à nossa causa e que estamos todos pela causa animal, vimos expor o nosso grande problema que se relaciona com gatos.
Estamos com situações graves com várias colónias de gatos.
A situação na Lousã está um pouco descontrolada, pois são imensos gatos assilvestrados por toda a parte. Creio que estamos com mais dificuldades com gatos do que com cães. A GNR local já chegou a pedir à Câmara Municipal a captura de gatos e hoje redigimos uma carta a explicar à GNR que a captura e abate de gatos não é solução, a solução é a esterilização.
Ainda hoje falei com uma pessoa de um Centro Social local, que trata de uma idosa que mora sozinha numa casita no meio do arvoredo, apenas na companhia de cerca de 20 gatos. Alimenta-os, nascem ninhadas debaixo da cama, a idosa adora os gatos, mas vive em condições insalubres pois não tem condições físicas ou financeiras para mudar tudo aquilo.
Há cerca de 2 meses fomos chamados a uma localidade por causa de uma grande colónia de gatos, em que alguns deles estavam a entrar nas casas das pessoas para roubar comida.
Situações destas repetem-se. Basta de vos contar estas histórias. Vamos à questão central.

No centro da vila, num terreno cuja cota é mais baixa do que a estrada, temos dezenas de gatos, muito cio, muita miadeira e muita gente a reclamar. Há quem os alimente, e quem ralhe a quem os alimenta. Uma situação particularmente difícil. A Associação precisa de intervir com urgência, mediante ameaças à integridade dos animais. O que vale, é que o acesso ao terreno é difícil, por isso os gatos têm sobrevivido. Mas já ouvimos falar de irem lá envenenar os desgraçados. A solução está em esterilizar e controlar, para deixar de ter os ruídos dos gatos e ter menos indivíduos...
A Associação não tem forma de custear as esterilizações daquela situação, ainda mais porque não temos armadilhas decentes (agora temos duas armadilhas, mas uma está avariada, outra - que é da Câmara - só funciona com um garrafão lá dentro e nem todos os gatos entram para ela) e já fizemos apelos no blogue para alguém nos oferecer as armadilhas, mas... estamos sem resposta. Estamos a tentar poupar dinheiro para armadilhas, mas acabamos por ter situações de tratamentos veterinários e nunca avançamos com as armadilhas. A Associação tem menos de um ano de actividade e os nossos recursos e associados são ainda muito poucos.

Assim, gostaríamos de saber se nos podem apoiar neste tipo de situações, um caso de necessidade de intervenção urgente na esterilização de gatos.
Poderiam ajudar-nos de várias formas, por exemplo oferecendo 2 armadilhas à Louzanimales (as Trapman são as mais eficazes, segundo uma formação da Animais de Rua, em Gaia, http://louzanimales.blogspot.com/2010/02/ajude-nos-evitar-sobrepopulacao-de.html ) ou ajudando-nos a custear as esterilizações dos gatos de colónia que conseguirmos apanhar na armadilha com garrafão.

Tudo isto parece precário, mas na verdade podem ver o nosso trabalho no blogue e verificar que trabalhamos a sério. Temos acordos com as clínicas veterinárias locais, mas poucos recursos materiais e financeiros.

Caso possam ajudar-nos, digam-nos, por favor o que podemos fazer para merecer o vosso apoio.
Obrigada!

Cumprimentos,
Marta Correia



--
http://louzanimales.blogspot.com | 914869961

1 comentário:

  1. A Louzanimales agradece o donativo!
    Obrigada e muitas felicidades para o v/ trabalho

    Cumprimentos,
    Cristina Neves

    ResponderEliminar