sexta-feira, 5 de março de 2010

Dois pedidos de ajuda


Quando vimos a Eunice a arrastar-se pela estrada fora nem queríamos acreditar. Queríamos fechar os olhos e poder avançar como se nada fosse, mas jamais conseguiríamos esquecer aquela imagem. Vimos logo que algo grave se passava, porque ela arrastava-se com enorme esforço e de uma forma estranhíssima... Parámos de imediato o carro e tentámos chegar até ela. A menina nem fez qualquer tipo de resistência. Demonstrou ficar tão aliviada por estar a receber miminho... Só no carro é que conseguimos olhar direito para ela e ver tudo: a menina tinha umas feridas horríveis nas patas e estava em carne viva. E que dores ela sentia... :( Levámo-la de imediato para a clínica, onde ficou internada.
As feridas nas duas patas traseiras, dado o tipo de corte fundo e a simetria, indicam que algo cortante lhe serrou as patas, possivelmente uma forquilha. E tem também feridas enormes no dorso e na parte lateral da pata. Horrível... :( As dores que a Eunice sentia e o esforço em andar/arrastar-se era enorme. Quando viu um paninho ali ficou tranquila a descansar. Estava também esfomeada e cheia de sede. Foi tirado um raio-X, pois podia ter algo fracturado porque além de se arrastar, movia-se toda torta. Mas, felizmente, não tem nada partido. Foi também toda tosquiada para se tentar perceber melhor o que o pêlo escondia ali debaixo. Só que, além das feridas, esta menina está completamente torta (algo que já não tem a ver com as feridas) e disso não se sabe a causa. Mas está a fazer medicação para a parte neurológica.

Como a Eunice tinha umas maminhas mais salientes e tivemos medo que pudesse estar grávida foi marcada a sua esterilização. E em boa hora o fizemos. A Eunice não estava grávida, mas estava com uma feia infecção no útero, estava já com uma piometra. Se não fosse operada, iria morrer em pouco tempo. A menina está agora a recuperar, mas infelizmente da parte motora ainda não há sinais de muitas melhorias. Mas é uma alegria enorme para ela ver-nos e sentir que chegamos. Toda tortinha, lá vem ela a correr para receber os miminhos. Tem uma atitude de plena gratidão. É a nossa sombra em TUDO, apesar das suas enormes limitações.
Estamos neste momento com uma dívida de 160 euros (tosquia, cirurgia, medicações, raio-X).

A história do Horácio é uma daquelas histórias que se contam através de imagens. Um gatinho adulto, preto, com um olho completamente desfeito, na rua. Pior cenário para um gato preto não há. Já tem ele o azar de ter uma cor que acarreta o desprezo e afastamento por parte de tanta (ignorante) gente, ainda mais com um olho assim. Era escorraçado por todos. Deixar um gato destes na rua, seria estar a condená-lo a um sofrimento sem parar. O Horácio foi imediatamente acolhido e levado para uma clínica. Como já prevíamos, o olho não tem qualquer salvação. Está completamente desfeito e não há dúvidas de que sofreu maldades. Ainda assim, o Horácio é de uma ternura imensa e faz um ronrom que arrepia. Como pode um animal dito irracional ter tamanha superioridade e voltar a confiar em que o tratou tão mal?
Contudo, acolhê-lo sabemos que implica mais despesas. E quando tudo já é tão difícil, ainda mais sufocante e difícil se torna... :( Voltamos a contar com a ajuda de todos os amigos do Refúgio para ajudar a dar uma nova oportunidade ao pequeno Horácio. Precisa de ser operado para retirar o que resta do olho desfeito e vai ter de o fechar. Neste momento, encontra-se a fazer medicação para estabilização do olho. Vai ser operado ao olho e esterilizado entre o dia 22 e o dia 25 de Fevereiro de 2010. Tudo isto vai ficar por 150 euros.

Ou seja, só nestes dois casos estamos com uma conta de 310 euros. Qualquer ajuda que nos possam dar para ajudar o Horácio e a Eunice pode ser feita para o NIB que se encontra na seguinte página, colocando o descritivo "Horácio" ou "Eunice":
http://www.refugiodaspatinhas.org/ajudar

Infelizmente, continuamos a precisar da ajuda de todos para continuar a socorrer todos estes casos horríveis. Agradecemos do fundo do coração qualquer ajuda. Estamos tão cansadas de tantas necessidades e de tanto sufoco...
É impossível ver e ignorar um cenário como o da Eunice e como o do Horácio. :( Para nós, acolher mais um e mais um animal necessitado é de um enorme sacrifício pessoal e as forças têm de aparecer. Mas sabemos que sem a solidariedade de todos não conseguiremos ajudar para além disso. É sempre uma angústia enorme pensar como vamos fazer. Estes animais precisam de ajuda e de cuidados que sozinhos não iriam conseguir resolver... :( Mas acreditamos que todos juntos podemos fazer a diferença na vida de tantos animais.
Muito, muito obrigada a todos pela ajuda e/ou divulgação.

Refúgio das Patinhas
http://www.refugiodaspatinhas.org/

1 comentário:

  1. Em nome do Refugio das Patinhas o nosso muito obrigada pela ajuda que nos chegou pelo Fundo Animal e toda a gente que participa. Obrigada por nos ajudarem e ajudarem todos os outros que igualmente precisam.
    Parabens pela vossa iniciativa

    ResponderEliminar